Revista Vitalité

Início » Esporte e Saúde » Manobras seguras pela saúde através do skate!

Manobras seguras pela saúde através do skate!

Foto Skate RobertoReza a lenda que o skate apareceu no princípio dos anos 60 na Califórnia. Em um tempo onde o surf comandava e, sobre uma prancha, a curtição era certa. Com as mudanças no clima, e a baixa nas ondas da Califórnia, os surfistas tiveram que inovar; com isso, as rodas de seus patins foram colocados nas pranchas, para que assim pudessem surfar em terra firme.

Andar de skate é considerado por muitos uma atividade democrática, e há também quem diga que é um meio de transporte sustentável. As pessoas ainda não ligam o esporte skate aos benefícios para a saúde, e que são muitos.

Confira alguns desses benefícios que entre um looping e outro você pode adquirir: Corpo e a mente, tônus muscular, coordenação motora, ajuda no sistema cardio-respiratório; na flexibilidade, reflexo e concentração, sem contar a socialização.

Nessas manobras de benesses do skate conversamos com o skatista profissional Roberto Moreira da Rocha Junior, 33 anos, que teve seu primeiro contato com o skate em 1989 em Londrina no Paraná. “Em 1991 meu pai pegou transferência de emprego para Maringá, onde morei ate 1996 e nesse tempo participei dos primeiros campeonatos de skate, na categoria iniciante, amador 2 e amador 1”, conta Roberto. Em 1998 ele chegou em Cruz Alta para terminar o segundo grau e se alistar no exército EASA, assim começou a fazer uns eventos amadores e plantar a semente  da Cultura Skateboarding mesmo sabendo que no interior seria difícil render frutos. “Bons skatistas apareceram aqui, como exemplos o Andrio Sheifler, e eu, como Profissional desde 2004, tive que pegar a estrada por causa do eixo Rio – São Paulo, pois para ganhar dinheiro tem que estar em uma capital, onde as marcas vendem bastante. Revistas autorizadas no esporte, fotógrafos e os video makers”, enfatiza.

Além disso, Roberto logo embarca para a Alemanha e Espanha para três meses de filmagens, ele está entre os 50 skatistas no Ranking Nacional, mas ele confessa que, estar nesse ranking, não significa tanto, pois o que ele gosta mesmo é de fazer seus vídeos para agradar amigos e fãs.

Quando perguntado sobre a relação dele, do esporte praticado e da sua saúde, ele ressalta: “qualquer esporte é muito importante para a saúde, apesar das cirurgias, que não me impedem de andar de skate, eu hoje com 33 anos me sinto com a disposição, corpo e saúde, dos 18 anos”, conclui o skatista.

Rímel nos olhos, camiseta despojada e jeans detonado. Esse visual bem poderia ser de uma garota qualquer, indo para o shopping ou pra sorveteria se não fosse o detalhe dos pés. Ao invés de rasteirinhas e salto, o que vemos é a combinação tênis e skate. skate_lari_dez13

Lari Dresch é da combinação tênis e skate, teve o primeiro contato com o skate quando tinha 7 pra 8 anos, e morava perto de uma pista de skate em Florianópolis. “Como eu sempre fui bastante comunicativa os meninos que andavam por lá ficavam me incentivando, desde então eu não parei mais de andar de skate” conta Lari.

A relação benefício – saúde – skate para ela veio com o problema da asma. O skate sempre a ajudou na questão de saúde.  “Eu tenho asma que é um problema respiratório, antes de começar a andar de skate qualquer corrida que eu fizesse ficava com falta de ar, depois que comecei a praticar o esporte meu corpo se acostumou e raramente tenho crises de asma”, relata. Ela conta ainda que tem disposição de sobra e também enfatizou que não precisa se cuidar tanto na alimentação, pois anda muito de skate.


Deixe um comentário

Assine Vitalité

Siga no Twitter